+ detalhes sobre Pedro Venturini.
Uma longa jornada...
Especialista em Marketing & Comunicação, com abrangente visão e experiência sobre outras áreas de negócios.
Pedro começou sua carreira como vendedor "Porta a Porta" de Enciclopédias, aos 16 anos. É isso, aí! Se vc tem mais de 45 anos, vai lembrar da Barsa, Mirador, Great Books, da Britannica. Pedro considera que essa foi sua melhor escola de resiliência, técnicas de venda, disciplina e organização.
Efetivamente na área de Propaganda, só começou no 1º ano de faculdade, como estagiário de uma das maiores agências do Brasil, a ALMAP BBDO, tendo passado pelas áreas de Planejamento, Mídia e Atendimento da agência.
Seguiu sua carreira ingressando na área de Planejamento Comercial da TV Bandeirantes, passando para a mesma área da TV Record ano e meio depois. Nessas áreas ganhou larga experiência com patrocínios publicitários e planos comerciais.
Migrou para a área de Marketing Direto (Data Driven), atuando nos Comitês Setoriais da ABEMD - Associação Brasileira de Marketing de Dados (https://abemd.org.br/), onde ganhou consistentes habilidades técnicas.
Algum tempo depois assume como Analista Consultor de Marketing do Unibanco, atuando em projetos de Database Marketing, ações comerciais e de relacionamento de nicho, segmentadas e para a área de Propaganda do Banco.
Com 24 anos de idade, já há 8 anos no mercado, decide aproveitar a oportunidade da paridade do dólar, criada pelo Plano Real e parte para um período de Intercâmbio em San Diego, na Califórnia, EUA. Lá, além de estudante do Idioma Inglês, aproveita para fazer inúmeros cursos de Marketing, Publicidade e, principalmente, Marketing Digital e Internet, que estava nos seus primórdios comerciais. Devido à sua performance como aluno, é convidado a atuar como "Professor Assistente Estagiário" nas matérias de Internet e Marketing Digital na própria Universidade onde estuda.
Decide retornar ao Brasil, após quase 2 anos nos Estados Unidos.
Assume sua primeira Gerência de Marketing no SENAC-SP, aos 26 anos. Passa a ser responsável pelas áreas de Vendas de Cursos e Treinamentos, Relacionamento e Atendimento ao Aluno (cliente), Marketing Direto e Propaganda.
Aos 29 anos decide que é hora de adquirir a experiência de empreender e abre, com o amigo e sócio, Daniel Mourão, a BBRO - Marketing & Comunicação, uma agência boutique com foco em Marketing de Dados e Performance, com atuação 360º, mas voltada para a transição do Marketing (dito) tradicional para o Digital. Saindo do zero, conquista mais de uma dezena de clientes em apenas 12 meses, entre eles, Black&Decker, SENAC, McDonalds, Natura (parceria Taterka), Door to Door, entre outros.
Nesse mesmo período, simultaneamente passa a atuar como Professor e Palestrante e, picado pelo bixinho do empreendedorismo, começa a explorar o e-commerce, que engatinhava no Brasil.
Com 5 anos à frente da BBRO, recebe um convite para ser Consultor do site de comparação de preços BUSCAPÉ e, logo em seguida, mais um convite para assumir a área de Performance de Marketing e Vendas, no Banco Itáu.
Em função do acúmulo de atividades, sai da sociedade da BBRO e fica apenas no Banco Itaú, onde permaneceu por 4 anos.
Após esse período, a parceria que havia desenvolvido através da sua agência de Marketing Digital, a BBRO, lhe rende um convite para assumir a Direção de Atendimento e Novos Negócios da agência de Propaganda Taterka, assumindo contas como Polenghi, BMW, Saraiva, Dotz, entre outras.
Ainda pela Taterka, sendo responsável pelas concorrências de Novos Negócios, conquista a conta da Lan Airlines, cia aérea Chilena que, mais tarde, viria a adquirir a TAM , no Brasil.
Durante sua relação de trabalho com a empresa Lan Airlines, seu desempenho a frente das ações de Marketing e Comunicação despertam a atenção da cúpula da Cia. Aérea, no Chile e, em pouco tempo, ele recebe o convite para Dirigir o Marketing Internacional da Cia.
Pedro passa quase 4 anos a frente do Marketing Internacional da Cia. Aérea Chilena, liderando ações de Marketing para o Brasil, Chile, ASrgentina, Peru e Colômbia.
Ainda pela LAN Airlines, durante a fusão com a TAM no Brasil, recebe o convite para assumir a Direção de Atendimento na DPZ Propaganda. Após 2 anos como Diretor da DPZ, recebe novo convite para ajudar a recuperar o Grupo TUDDOR, um grupo familiar de empresas diversas de comércio eletrônico e varejista convencional.
Como CMO e COO do Grupo TUDDOR, reforma o modelo de estoque e distribuição das empresas do Grupo, contrata uma Assessoria Tributária para reenquadrar as atividades do grupo e monta uma nova estrutura de Marketing e Comunicação.
Em janeiro de 2020, poucos meses antes da Pandemia de COVID, recebe o convite para liderar a área de Marketing do Grupo JCA, o maior grupo brasileiro de transporte rodoviário de passageiros e cargas. Sob sua gestão ficam as áreas de Publicidade, Patrocínios, Marketing Digital e Performance, Relações Públicas, Assessoria de Imprensa e Comunicação Interna, de 15 marcas diferentes, entre elas as quase centenárias COMETA, 1001, CATARINENSE, as startup WEMOBI, MOBIGO e OUTLET DE PASSAGENS, entre outras.
Simultaneamente a essa posição, assume como Membro do Conselho de Comunicação do SETPESP - Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de São Paulo.
A Pandemia impacta muito severamente o setor de transportes e Pedro se vê obrigado a fazer uma movimentação. Nesse momento, a LELLO IMÓVEIS o convida para assumir um projeto de reforma de sua Business Unit de Vendas e Locação de Imóveis.
Em princípio, Pedro assumiria a Direção das áreas de Marketing, Inovação e CX da Lello, entretanto, durante o período de diagnóstico, fica evidenciado que o trabalho exigirá mais que as habilidades de Marketing e Pedro passa a liderar também uma revisão completa de processos, ferramentas e pessoas na empresa.
Após pouco mais que 2 anos de trabalho, Pedro entrega uma nova Lello, mais enxuta, mais ágil, mais digital, faturando mais, gastando muito menos e com maior qualidade de relacionamento com seus clientes.
Pedro sai da Lello para voltar a investir em suas iniciativas empreendedoras e, principalmente, numa atividade que desenvolveu muito ao longo de sua carreira que é a de formar e qualificar novos profissionais e equipes.
Com isso, nasce a PEDRO VENTURINI CONSULTORIA, momento atual.
Hoje, através de suas atividades de Consultoria, Pedro tem conseguido compartilhar toda a bagagem que acumulou nesses mais de 30 anos e está ajudando empresas de todos os portes e segmentos a alcançar melhores resultados.
Especialista x Generalista (Carreira em "T").
Se vc leu o item anterior, "Uma longa jornada..." já entendeu o tamanho da bagagem acumulada por Pedro Venturini. São mais de 30 anos de atuação em mercados de alta competitividade, empresas de diferentes segmentos e portes, no Brasil e no Exterior.
Tendo galgado todos os postos de uma hierarquia corporativa, de vendedor Porta a Porta até o nível Executivo, Pedro é um profissional humilde, disciplinado, mão na massa, com enorme visão estratégica do todo, ao mesmo tempo que um dos melhores especialistas de Marketing e Comunicaçao no mercado.
Atuou profissionalmente como executivo, consultor e palestrante em 3 continentes, em países como Argentina, Chile, Peru, USA, Inglaterra, além do Brasil. Trabalhar com profissionais do mundo todo, de diferentes culturas, etnias e formações, fez de Pedro um profissional global, adaptável, culturalmente aberto, adequado, flexível, de amplo vocabulário de vida, acostumado a (e ávido por) conviver com pessoas diferentes dele.
Obviamente também fez de Pedro Venturini comunicativo e assertivo, além de fluente em Inglês e Espanhol.
Como profissional de Marketing de Dados, Digital e de Performance, Pedro é super analítico, objetivo e tem forte atuação baseada em metas e objetivos quantificáveis de curto prazo, sem perder de vista a perenidade e sustentabilidade dos negócios no tempo.
Tendo trabalhado para empresas de setores como: E-commerce varejista, Transporte Aéreo e Rodoviário de cargas e passageiros, Startups, Laboratório de Inovação, Bancos, Instituições de Ensino, Imobiliário, Indústria, Agências Publicidade, Marketing Digital e Veículos de Comunicação, Pedro ampliou muito seu conhecimento de diferentes modelos de negócios, tornando-se um profissional de imensa versatilidade, amplo conhecimento em diferentes indústrias e segmentos, muito vocabulário empresarial, o que lhe confere grande capacidade de aplicação prática de diferentes soluções para problemas de mercado.
Pedro já foi membro dos Conselhos de Comunicação, Marketing e Inovação de diferentes empresas. Ocupar cadeiras de Conselhos de empresas trouxe para ele uma visão estratégica muito aguçada e um grande faro para oportunidades e antecipação de armadilhas.
Também já foi empresário, fundador de uma Agência de Marketing Digital e de Dados (www.bbro.com.br), três e-commmerces, uma imobiliária digital (www.bomnegocioimob.com.br) e uma franqueadora & formatadora de franquias, representante de algumas marcas nacionais. Pedro viveu (e vive) na pele, as dores dos Sócios, Controladores e CEOs dos negócios, tem visão de dono e sabe lidar com os diferentes chapeús que um executivo precisa para extrair máximo resultado nos negócios.
Com toda essa bagagem, aqui estão algumas áreas em que Pedro tem grande experiência e conhecimento, além de sua especialidade em Marketing e Comunicação:
. Modelagem e Gestão de Negócios
. Vendas & Gestão Comercial
. Geração de Receita e Growth
. Experiência, Atendimento e Relacionamento com o Cliente
. Formação, Treinamento e Gestão de Equipes de alta performance
. Gestão de Custos e Orçamentos
. Precificação Estratégica
. Planejamento Orçamentário
. Revisão e Otimização de Processos
. entre outros.
Consultor, Professor, Comunicador ...
Consultor forjado no ambiente de negócios, com track record de resultados invejáveis, Pedro Venturini foge da máxima: quem sabe faz, quem não sabe ensina. Pedro, faz e ensina fazer.
Já prestou consultoria para mais de 50 empresas de diferentes segmentos e portes.
Palestrante e Instrutor de impacto. Tendo ministrado Cursos, Palestras e Seminários no Brasil, Chile, Peru e USA, presenciais, à distância e híbridos.
Sempre avaliado acima de 90% de satisfação! Todas as pesquisas de reação aos treinamentos ministrados por Pedro Venturini, até hoje, mantém um índice de satisfação acima de 90%.
Criador e desenvolvedor de conteúdos de treinamento para as áreas de Marketing, Marketing Pessoal, Growth, Comunicação, Performance, Gestão de Pessoas, Planejamento Orçamentário, Plano de Mídia, Experiência do Cliente, Vendas, entre outras.
Produtor de conteúdo e apresentador de diferentes Eventos Corporativos.
Já atuou como Professor de ensino técnico e curso superior.
Pedro cria, produz e apresenta conteúdos com proficiência em Português, Espanhol e Inglês.
Empreendedor serial.
Empreendedor serial, Pedro é sócio fundador de:
- Quatro livrarias On Line (juridicaonline, juridicastore, kidzy, omnibook)
- Uma agência de Marketing Digital (bbro.com.br)
- Duas redes de Franquias (Petcenterexpress.com.br e Armarinho Família)
- Uma imobiliária (bomnegocioimob.com.br)
Diferentes modalidades de atuação.
Contratado em diferentes modalidades, Pedro Venturini tem atuado mais frequentemente como EaaS - Executive as a Service Hands on (por hora, por projeto, permanente ou temporário).
Acessível a diferentes portes de empresa, de micro-empresas a multinacionais, Pedro tem, nos desafios dos pequenos empresários, com restrições orçamentárias e pressa na reversão de resultados, seu campo de atuação favorito.
Teoria também é importante!
Pedro Venturini tem a seguinte formação acadêmica:
. Graduado em Publicidade & Propaganda pela FIAM/FMU - SP.
. Pós-Graduado em Administração de Empresas pela FGV - SP.
. Pós-Graduado em Empreendedorismo pela Alliant International University - San Diego/CA/USA.
. Pós-Graduado em Gerenciamento do Varejo pela FIA - SP.
. Especialista ComSchool em Gestão de Marketing Digital.
. Comunicador Radialista (com DRT 0057343/SP).
. Consultor Imobiliário (Técnico em Transações Imobiliárias com CRECI 273.305).